Lucíalima e a coutada de Antunes



Não tenho senão admiração por aqueles que vivem sem hierarquias. Não prescindindo do gosto, sabendo escolher e separar o trigo do joio, conseguem mesmo assim  escapar à rudeza de construir os andaimes onde se hão-de sentar os classificados, nas várias ordens do pessoal e intransmissível panteão. Eu sou desde pequeno assim e com tal me divirto tanto, a dizer qual é melhor em quanto  quantas vezes,  que pouco resisto a rodear-me de altares
Ultimamente, tenho limpado muito cera a Maria Velho da Costa, porque não há nada que escreva que não venha logo vestido de absoluto, com as roupas próprias do puro evento literário. Mais me intriga, por isso, encontrar pequenas falhas no último que li, Lucialima, o mais fácil dos  que lhe conheço. Como os diálogos, que são demasiado inteligentes para alguma vez passarem no crivo da verosimilhança. Outra coisa, porém, me chamou a atenção. Há muito que MVC ou Cardoso Pires expulsaram de suas capelas Saramago ou o apreciado Antunes, enviados para lugares  na plateia. No entanto, suficiente forte, o Antunes, para ter furado a orelha com o brinco  pessoal a um determinado animal cronológico, fazendo chiar o ferrete quente sobre a testa de algumas gerações, ou partes delas, construindo a cerca que as deixará coutadas face às fauces de quem é mais forte. Vi isso neste Lucialima, melhor que qualquer antuniana prole, mas que apresenta Lima, soldado remetido para a guerra do ultramar. E uma interna iniciando a profissão num asilo de doentes mentais. O tempo é a década de oitenta, que foi comprada a saldo por Antunes, a troco de uma grande desistência espiritual  e os temas loucura e a guerra, tudo aquilo que ele podia ambicionar. De tal modo temos de respeitar a capacidade apropriativa de Antunes: mesmo gravados com presteza maior, estes seguementos de MVC não deixam de prestar vassalagem ao homem que conseguiu inventar esse tempo e esse modo. São pequenas parcelas, é verdade  mas são dele e não me parece que alguém alguma vez lhas venha tirar (ora se nem mesmo MVC)

Comentários

Mensagens populares